Pascom

IGREJA – PASTORAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Igreja não pode e não é alheia a realidade da importância da comunicação, porque ela mesma está fundada sobre um fato de comunicar, sua tarefa evangelizadora consiste em anunciar a Cristo, que veio ao mundo, assumindo nossa condição humana. Ele é a Palavra de Deus, o Verbo feito carne. (Prólogo de S. João 1). A Igreja está transversalizada pelo ato comunicacional. As formas – a palavra, a comunicação dos bens, os símbolos, ritos -, é um processo de ação. Põem-se em comum os bens, os pensamentos, as tristezas ou as alegrias. “Não se deve limitar somente às homilias, conferências, cursos de Bíblia e Teologia, mas se deve recorrer também aos maios de comunicação: imprensa, rádio e televisão, sites de internet, foros e tantos outros sistemas para comunicar eficazmente a mensagem de Cristo a um grande número de pessoas”, adverte o Papa Bento XVI, em Aparecida.

Falar de uma Pastoral da Comunicação é pensar que a Igreja se constrói com a colaboração de todos, por a serviço dos outros, os ministérios, dons e carismas, uma pastoral que põe em exercício, a tríplice dimensão batismal: sacerdócio, profetismo e realeza. A Pastoral da Comunicação não é uma oficina, nem o são os meios de comunicação que se possuem na Igreja, é a atenção específica que se dá a cada setor da Igreja – grupos, pastorais, organizações, família, infância, juventude, etc. -, é a ação da Igreja, em ordem ao compromisso cristão. Dessa maneira, a comunicação para a Pastoral vem gerar espaços e fortalecer os processos de comunhão. O discípulo então se converte em um agente criativo, dócil e alegre, que “comunica os valores evangélicos de maneira positiva e precisa”. (DAp, n. 497) “EVANGELIZAR É COMUNICAR” (Puebla)

 

PASCOM SANTA TEREZINHA

Na Arquidiocese de São Luís, Maranhão, a necessidade de dinamizar a evangelização é crescente, e isso tem se concretizado na Paróquia Santa Terezinha, Filipinho, e também em muitas outras Paróquias de nossa Arquidiocese.

Nós, PASCOM Santa Terezinha, sentimos a necessidade, como disse o Papa Bento XVI, de irmos além das Homilias e Cursos, de estarmos presentes para podermos mostrar o que acontece dentro e fora da nossa Igreja.

Para isso, no ano de 2010, demos início aos trabalhos da Pastoral da Comunicação Social da Paróquia, com formações e busca de conhecimento dos meios a serem utilizados na Pastoral. Iniciamos com a internet através do blog – www.pascomsantatertezinha.blogspot.com , e Redes Sociais (FACEBOOK e TWITTER, …). Além da importância da relação com os grupos e pastorais, preocupamo-nos também com os jovens, em como estabelecer um vínculo, uma relação com o mundo que os cerca, e surpreendemo-nos e nos alegramos com a participação deles. Com isso, estamos a cada dia buscando todos os meios possíveis para estarmos juntos.

Um desses meios é a Web Rádio Santa Terezinha. Ela não é apenas um link para ouvir músicas católicas, mas uma Rádio, onde temos interação com os ouvintes (chat\email\facebook\twitter), notícias, programas variados, orações e muito mais. É mais um espaço para trabalharmos unidos, em comunhão com toda a Igreja, por uma sociedade mais justa e humana, por uma Igreja renovada, na qual evangelizados, nos tornemos evangelizadores, autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Ainda temos muito a fazer, e contamos com a luz e a unção do Espírito Santo, para nos guiar e fortalecer os seus dons em todos que estão a serviço do Reino e da Evangelização.